Topo

Vamos impulsionar
seu negócio na web?

Saiba que somos especialistas em:

AS Studio Web - Soluções Web

Crossfit: O que é? Como funciona? E suas curiosidades...

Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo tem um amigo que faz crossfit. Mas não tem certeza o que é esse tipo de treinamento, benefícios, como funciona e atletas que o pratica. Confira mais sobre essa modalidade.

Por dia em Esportes Esse artigo recebeu: ☆☆☆☆☆ - 00 avaliações!

Crossfit: O que é? Como funciona? E suas curiosidades... | AS Studio Web
  • Compartilhe nas Redes Sociais
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados.

Movimentos funcionais: São aqueles que o preparam para a "vida diária'. Ou seja, movimentos que tenham transferência para as tarefas cotidianas.

Crossfit: O que é? E suas curiosidades

Constantemente variados: "A rotina é o inimigo". Por isso, os nossos treinos mudam a cada dia, preparando o atleta para toda e qualquer demanda física necessária no dia a dia.

Crossfit: O que é? E suas curiosidades

Alta intensidade: Não há dúvidas que maior intensidade é sinônimo de melhores resultados. No treinamento, ela provocará um aumento na sua capacidade de trabalho e, consequentemente, o fará atingir seus objetivos.

Crossfit: O que é? E suas curiosidades

Antes que se assuste com o termo, entenda que essa intensidade é relativa. Ou seja, para um atleta de alto nível pode significar levantar cargas elevadas, enquanto que para um indivíduo sedentário significa simplesmente sentar-se e levantar-se.

Normalmente, esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico ou cardio. O crossfit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas, que são:

  • Agilidade
  • Coordenação
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Força
  • Potência
  • Precisão
  • Resistência cardio-respiratória
  • Resistência muscular
  • Velocidade

Matéria: Globo Esporte

Curiosidades

Quais são os benefícios?

Sucesso nos Estados Unidos, ele é utilizado também em academias de polícia, grupos de operações táticas e unidades de operações especiais do exército norte-americano. Por prometer uma otimização de capacidades físicas como resistência cardio-respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade, acabou se tornando uma febre entre amantes de atividades intensas no mundo todo.

Como são as aulas?

As aulas duram cerca de uma hora e são divididas em três etapas: aquecimento e alongamento dinâmico; técnica, em que os alunos aprendem ou aperfeiçoam alguns exercícios; e, por fim, a parte mais esperada, o WOD (Workout of The Day - Treino do dia), que consiste na execução dos exercícios aprendidos na etapa anterior e de forma intensa, no menor tempo possível ou na maior quantidade de séries em um determinado tempo.

Os exercícios têm nome? Como funciona isso?

É dado um nome a cada movimento – geralmente em inglês, para seguir um padrão. Se algum dia você estiver viajando para outro país, será mais fácil entender a aula (e o WOD). Existe também os benchmark WODs, que foram criados para mensurar a sua evolução na modalidade. Imagine que você inicia a prática de crossfit hoje e daqui um ano quer ver qual foi a sua evolução: é para isto que existem tais WODs específicos. Funcionam também para mensurar o seu desempenho com outros praticantes de qualquer lugar do mundo. Estes benchmarks nunca são alterados e são dados nomes de mulheres (assim como as tempestades...vixi rsrsrs), nomes de heróis de guerra ou da força tática americana (clique e veja).

Existem torneios? Como funcionam?

A CrossFit Incorporation organiza desde 2007 o CrossFit Games, onde atletas do mundo todo podem participar. São três etapas: no início do ano, é feita a primeira etapa chamada “Open”, onde todas as quintas-feiras um WOD é divulgado – que deve ser executado nos padrões determinados, julgado por um judge certificado pela CrossFit Inc. e validado pelo head coach do box afiliado. Os 40 melhores de cada região (oito pelo mundo todo) são chamados para as ‘Regionais’, um campeonato intenso durante um final de semana no mês de maio. E, finalmente, os 5 melhores de cada região se confrontam em julho na Califórnia para determinar o homem, mulher, equipe e atletas mais bem condicionados do mundo.

Já temos torneios assim no Brasil?

Por aqui, os torneios e campeonatos estão crescendo a cada ano. Alguns já se consagraram como grandes eventos para os praticantes da modalidade. A maioria dos boxes organizam eventos internos para determinar os mais bem condicionados do ginásio de treinamento. O Torneio CrossFit Brasil é o mais antigo e conceituado – acontece todos os anos desde 2010 e sempre com categorias individuais. Outros campeonatos já estão ganhando prestígio, como o Monstar Games, que já tem pelo menos 3 etapas em cidades diferentes, o Brazilian Games for Vision, que trouxe atletas americanos para participar e outros campeonatos menores, que não param de crescer. A Norte Mkt Esportivo realiza, em setembro, o BRV Games (que já está com inscrições abertas). Geralmente estes campeonatos separam as categorias em atleta individual ou equipes. E categorias desde iniciantes a profissionais (ou elite).

Quem são os principais atletas brasileiros?

Com o constante crescimento da modalidade no país também surgem grandes nomes. Na categoria feminina, Anita Pravatti conquistou quatro vezes o TCB, campeonato brasileiro da modalidade, e esteve por cinco vezes em etapas dos Regionais do CrossFit Games. Anderon Primo, três vezes campeão do TCB, esteve três vezes nos Regionais e é hoje o principal nome brasileiro entre os homens.

Mais jovens, Luiza Marques e Guilherme Malheiros prometem se tornar estrelas mundiais. A jovem já soma duas participações no CrossFit Games entre atletas adolescentes, enquanto o jovem em sua única participação garantiu a medalha de prata na categoria 17-18 anos. Em 2018 fará sua estreia entre os adultos.

CrossFit é o exercício que mais machuca? Não, segundo estudos.

Movimentos funcionais intensos causam menos lesões por tempo de prática do que futebol ou vôlei

Crossfit: O que é? E suas curiosidades

6 famosos que fazem crossfit e você não imaginava

  • HENRY CAVILL – SUPERMAN
  • STEPHEN AMELL - O ARQUEIRO
  • CAMERON DIAZ
  • LUCAS LUCCO
  • BRUNO GAGLIASSO
  • GIOVANNA ANTONELLI

Matéria: Ativo.com

VEJA ALGUNS VÍDEOS NO CANAL NO YOUTUBE DO CROSSFIT E AINDA TEM UMA PLAYLIST COM ALGUMAS DEMONSTRÇÕES DE ALGUNS MOVIMENTOS.

Aqui na cidade de Campo Verde, Mato Grosso, existe um Box com a prática da modalidade. Veja o vídeo de Apresentação da Arena Corpus.

ASSISTIR VÍDEO

  • Compartilhe nas Redes Sociais
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Crossfit: O que é? Como funciona? E suas curiosidades...

Enviando Comentário Fechar :/